segunda-feira, 31 de julho de 2006

O que estou a ouvir


É verdade! Pode não parecer, mas eu também procuro nesta "prateleira" - aliás, é lá que vou estando a par daquilo que o meu caro James Taylor (JTQ) vai fazendo.

Mas a propósito desta senhora: conheci-a há alguns anos, quando ainda tinha a televisão da sala em cima de uma mesa de ferro. Estava a cozinhar um daqueles jantares para uma série de pessoas enquanto um canal de música ía correndo. Da cozinha ouvi uma coisa que me agradou e fui ver... foi assim o primeiro encontro.

Porque é que só comprei passados tantos anos? Porque estive a ganhar coragem e, sobretudo, à espera que estes cd's ficassem mais baratos. É que estes músicos da "nova" Soul ("nova" porque já não é a dos anos 60) têm um gosto tão irregular como o clima. São o exemplo mais puro da teoria do Caos na música: ora têm coisas giríssimas ora têm as coisas mais intragáveis do mundo (principalmente quando os Ice T's e "Hip-Popers" afins colaboram...). Ou seja, uma percentagem significativa das canções são para apagar... uma minoria - que neste caso é realmente interessante - fica para ser ouvida, re-ouvida e para alegrar ainda mais as manhãs com o sol de Domingo.

O que eu mais gosto: são as músicas cadenciadas, freaks, com o clássico esquema mi, ré, lá (experimentem e percebem o que é que quero dizer).

O que menos gosto: como disse, os raps mais que batidos e as batidas dos bateristas "japoneses"...

A Macy Gray tem uma voz única e sobretudo um "estílo" muito 60's. E eu gosto disso. Gosto também do facto da música dela ser uma colagem de 1000 bandas da pré-história do Rock. Se te esqueceres que ela que está a cantar e cantares por cima, consegues cantar o Sympathy For The Devil, o Mr. Fantasy (Traffic), entre outras... Creio que seja uma "inspiração" assumida!

Perdemos mais um(a)!

Um e-mail que o Rui L me mandou fez-me pensar num assunto: muitos dos melhores portugueses não querem nada com Portugal (ou melhor, com aqueles que governam Portugal!). Por outras palavras, muitos dos melhores portugueses não querem nada com a mediocridade. Por isso, piram-se daqui para fora ou então não lhes passa pela cabeça regressar às origens. É o Damásio, são uma série portugueses que estão em universidades holandesas e de outras partes do mundo, e agora é a Maria João Pires. Na reportagem que vi na televisão, a senhora parecia cansada de implorar pelo apoio à música... Como não conseguiu nada, vai-se pôr a andar para o Brasil (um país do terceiro mundo que, ao que parece, vai permitir-lhe fazer as coisas que ela tinha em mente).
Mas não se preocupem com isto... Como diz o Rui L no e-mail, ficamos com o Nel Monteiro!

What's That Sound

O que mais fazer

Foto enviada pelo Nuno G.

A melhor música para...

...cozinhar.

A melhor música para...

...um banho de imersão até ficar com os dedos incrívelmente encorrilhados.

A melhor música para...

...a onda perfeita.

(esta é dedicada aos surfistas-bloguistas)

A melhor música para...

...beber um gin ao fim da tarde a olhar para o mar.

A melhor música para...

...acordar domingo de manhã.

A melhor música para...

...fazer uma viagem nocturna numa longa recta à chuva.

Bandas sonoras para pequenos momentos


"A melhor música para..."

Proponho mais uma série (as séries têm alguma saída neste blog!) de posts e comentários: as melhores bandas sonoras para determinados momentos na vida.

A série "O que ando a ouvir" tem sido muitíssimo interessante e participada. Talvez esta a possa complementar de uma forma ainda mais descontraída e genuína, já que são sugestões mais que sinceras e pessoais, reflexo de algo que corresponde ao pequeno DJ que há em nós no quotidiano da nossa vida de melómanos.

Uma música. Para um momento.

(começo com o próximo post)

O que ando a ler

Ler, ler, não será...
Adquiri numa velha livraria em Évora (embora o bom sítio para isso seja no Porto) "O Livro da Primeira Classe". A este livro não escaparam alguns de nós que tiveram em dada altura os mesmos livros escolares que os nossos pais!
Hoje algumas das suas páginas parecem um pouco bizarras. E no mínimo interessantes do ponto de vista sociológico.
Mas não vale a pena complicar! :)
Apreciem esta página:

Salvem a policia



Restelo. Lisboa. 29 de Junho 2006
Nesse dia fotografei e à noite "tropecei" no texto!

Chatice

Igreja Matriz. Ponta Delgada. Fevereiro de 1998

domingo, 30 de julho de 2006

O que ando a ouvir

Na verdade ainda não o comecei a ouvir. Carreguei-o no ipod à espera da boa oportunidade.
Encontrei este cd numa bomba de gasolina e, claro, não resisti.
Tenho outros audiolivros que apanhei na net, mas nenhum em português.
Estou ansioso por mergulhar na frescura das profundidades oceânicas! Alguém quer vir também?

nudismo


Porto, praça dos Poveiros (2006)

sábado, 29 de julho de 2006

Com eles

Foto de Nuno G. Julho de 2006

Trilhos na areia

Foto enviada por Nuno G.

foto 56

quinta-feira, 27 de julho de 2006

Bush sings U2

Nunca pensei ouvir uma versão assim!!

Ensaio BKC

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Pode-se


Évora. Travessa do Cavaco. 25 de Julho 2006

Loucura instalada no Japão!!!

Dancem Macacos, Dancem

foto 55

Sapatilhas

Évora. 25 de Julho 2006
Não resisti e fui buscar esta entrada do Abecedário BKC (post "Letra S" de 10 de Abril):
"SAPATILHAS - "Se tens sapatilhas, anda-me acaçar!" - Era uma expressão dos anos 80, tão profunda como tantas outras. Nunca passou a ninguém pela cabeça substituir a palavra sapatilhas pela palavra ténis! A frase, para além de perder o sabor que o verbo acaçar (!) assume, tornar-se-ia ridicula com essa designação tão sectária dos anos 90 que trata uma peça de calçado pela designação exclusiva de um desporto (ainda por cima quase de elite)!Relembro algumas sapatilhas:
SANJO (as brancas, as pretas, sapato e bota), o seu chiar, o seu característico cheiro e sobretudo a trabalheira que era limpar a sola com um pauzinho quando pisavamos algo indesejado (lembram-se do piso dessas solas?).
JOHN SMITH (de muitas cores), compravam-se em Espanha e eram igualmente excelentes em exalar novos e intensos odores quando se descalçavam. Os BKC eram fãs!
DUNLOP (de base branca, mas com uma outra cor a caracterizá-las. Lembro-me das azuis e das verdes). Ficavam no primeiro momento com a marca do selector da mota (nos condutores) ou com salpicos de óleo (no caso dos penduras).
ADIDAS STAN SMITH (brancas). Estas sim eram de ténis. Lembrei-me delas porque comprei ontem umas pretas (não havia na altura). No primeiro Vilar de Mouros eu tinha umas brancas. Acho que estou a ver o Vasco com umas também na altura."
Em muitas fotos que apareceram neste blog (e seguramente em outras tantas que aparecerão) poderão ver os referidos modelos em contexto :)

A cidade

Évora (!!!) 21 de Julho, 2006

Património

Porto. Julho de 2006
Foto de Nuno G.

Koniec? - Nem por isso

O Verão, já se sabe, lança a maior parte das pessoas para longe dos computadores (ou pelo menos para o seu uso quotidiano) e é mais do que natural que a actividade deste blog venha a reflectir esse facto.
Este blog tornou-se em pouco tempo um local de encontro, de revisitação e de partilha. E aparentemente não se esgotará nos inevitáveis mergulhos ao passado.
Enquanto se mantiver esta vontade de participação de todos os que o frequentam ele seguirá activo mesmo que se verifique por uns tempos um ritmo mais modesto de posts, o que é previsível nos próximos tempos.
Por isso, não te preocupes, cá nos veremos mais tarde, se fores agora de férias. Aparece quando voltares, que nós fazemos o mesmo.
Koniec fica para depois. Para depois ou nunca.
"Koniec" - Lembram-se como terminavam muitos dos filmes de animação checos que passava o Vasco Granja na televisão, alternados com a Pantera Cor-de-Rosa?

Músicos para músicos

http://www.orapois.com/br/arquivos/06162005170419937g.swf

Da Cristina para os BKC.
Muito engraçado.

BKC@tie.age





Fotos tiradas pelo Rui L no casamento do Ricardo M. Não são os dedos que tocam... é o vinho!

O Cid de novo

Aqui está o blog a que o Rui L se referiu num comentário. Está com muita piada. Aliás, EL CID está a criar verdadeiros seguidores qual Moisés da música portuguesa.

http://cidmania.blogspot.com/

terça-feira, 25 de julho de 2006

No anfiteatro

Em mais um local de peregrinação jazzística: o anfiteatro da Gulbenkian. 1984.
Reconhecem os presentes?

Abre

Porto. Julho 2006.
Foto de Nuno G.

1500 telediscos dos anos 80

http://www.worksafevideos.com/

Brutal!

link enviado pela Bé

foto 54

Genealogia

Motivado pela minha recente paternidade, lembrei-me de deixar aqui um post dedicado aos nossos sucessores.
Muitos dos bloggers deste espaço têm filhos. Outros nem por isso.
A aventura de ter filhos modificou-nos certamente não só o quotidiano (o presente e o futuro) como alguns pontos de vista relativamente a estar aqui, no planeta. Eles são parte importante daquilo que somos hoje. E neste espaço em que nos recordamos sobretudo como fomos no passado, trazer essa parte fundamental do presente para o blog, ainda que ao de leve, é mais uma forma de partilha do que somos.

O espectro parece-me largo: Desde os recém-nascidos (eu e o Artur G.) até quem tenha filhos com 17, pelo menos!!!

Serve também de cábula para quem, como eu, troca alegremente os nomes dos filhos dos amigos ;)

segunda-feira, 24 de julho de 2006

Praça do Império, Porto

Fotografia enviada pela Inês

Aqueduto Modding

Fotografia enviada pela Inês

domingo, 23 de julho de 2006

sábado, 22 de julho de 2006

À sua imagem

Porto. Julho 2006.
Foto de Nuno G.

O que ando a ouvir... em catadupa












Isto está um bocado anárquico...
Começando pelos Thievery, come-se...mas já fizeram melhor e do mesmo. Melhor os electro jazz crooners, principalmente o Terry Callier; também tem Truby Trio, Koop,. Two banks of four e Matthew Herbert, só para citar alguns dos mais conhecidos. Bebe-se bem em tempo fresco, à tardinha, e também há-de fazer companhia à lareira. Escolher a companhia e o cocktail.

Os Divine Comedy... estão perdidos. Voltaram ao estilo rocambolesco dos primeiros albuns, que para mim é de facto um retrocesso. Até tinha gostado do anterior, mas este dispenso.

Os Love substitutes são un spin off dos dEUS, e um album que leva com substítulo more songs about hangovers and sailors não precisa de muito mais explicações. Ainda estão a rodar em fase experimental.

Os 21st Century Schizoid Band são a romagem da saudade para os fãs de King Crimson (Sérgio, estás aí?). São constituídos por elementos de várias fases dos KC, todos dos anos 60-70 (Mel Collins, Ian Wallace, Ian McDonald, Peter Giles) e mais uma adição vinda dos Level 42 (!), Jakko Jakszyk, a quem cabe apenas a tarefa de substituir Mr. Fripp e todos os vocalistas das fases originais da banda. E sabem que mais? Safa-se, e bem! Mel Collins está no seu melhor, e apresenta algumas versões em que é mais ousado e mais solto que no original (por exemplo, Ladies of the Road).

Por fim, Micah P. Hinson. É um puto senhor de uma voz possante a carpir em disco as mágoas de ter sido maltratado (!) pela sua namorada, uma modelo americana. As fotos na capa são dela. Ele carpe bem. Há alguma veia de Cohen por aqui, embora o micah seja mais chorão. É muito bom!

sexta-feira, 21 de julho de 2006

J.C.

Ontem à noite passei por uma localidade onde, à beira da estrada, vi um cartaz com uma cara conhecida. Não pude deixar de fazer marcha-atrás para perceber se tinha visto bem. E confirmei que se tratava de um cartaz pop do J.C. (à la Warhol) a dar a entender a existência de um concerto para o dia seguinte.
Não resisti e hoje acabei por rumar à Charneca da Caparica para assistir ao come back dessa figura lendária que tem sido evocada neste blog.
Gostei de assistir ao concerto e até liguei a alguns amigos deste blog para escutarem "live" um pouco do acontecimento, inclusivamente em momentos de solo do Mike Sargeant.
As favas também lá estavam. E descobri que sabia cantar mais´canções dele do que imaginava.
Senti-me no tal oásis!

Um dia entrarei por aqui






Três coisas completamente diferentes. Três coisas com história(s). Três coisas que me lembrei de procurar quase ao mesmo tempo.

quinta-feira, 20 de julho de 2006

Anúncio para o Mundo:


Hoje, por volta das 22:00h, o Artur e a Sofia:

Bem vinda à Terra, Diana!

Scissor Sisters

"Scissor Sisters, gde concerto, chovia de seguida, tudo encharcado e na lama :-)"
Texto e bilhete enviado pela Inês.

Em Novembro...

Porto. Julho de 2006
Foto de Nuno G.