sexta-feira, 14 de julho de 2006

Concertos fantásticos 1

O Nossa teve boa ideia em sugerir que "postassemos" bilhetes de concertos. Tenho vários, dispersos pelos cd's. É que a melhor forma que encontrei para os não perder foi guardá-los nos discos das respectivas bandas (claro que alguns ainda estão em Lp's).

Mas antes de postar bilhetes quero mostrar-vos uma das minhas preciosidades. Sim! É um fóssil:



Eu e o Jó, nos inícios dos anos 80 não perdíamos um único concerto de jazz no Porto. Incrivelmente, o jazz era quase sempre de graça ou quase de graça. Houve uma altura, já mais para diante (83? 84?), em que o Jó foi aluno do António Pinho Vargas. Então aí é que foi: não largavamos o Sr! Éramos do tipo "emplastro" (eu até tenho um sinal na cara como o do "original"). Era na Secretaria de Estado da Cultura, era no Carlos Alberto, era sei lá onde... Em 84 também estivemos à conversa com ele no Cascais Jazz (claro que essa parte de falar com o artista é que era realmente fixe!).

Em 1981 fui com o Jó ver o Steve Potts, saxofonista americano (o Jó tem algumas memórias engraçadas dessa nossa ida ao Porto). O meu apuramento auditivo para o jazz estava mesmo no início. De facto, o alimento musical da altura era uma k7 com Oscar Peterson e Gerry Mulligan, fanada ao meu pai.

No fim do concerto - aliás, ainda durante o "encore" - aproximamo-nos do palco, esperamos, e assim que a cortina fechou fomos imediatamente ter com os músicos: "Podiam dar-nos um autográfo?"

Lembro-me que o Pedro Barreiros, ainda muito novo, fez uma cara de espanto do género: "também queres o meu?!".

Pois é... Jó, é a tua vez!

1 comentário:

Rui disse...

Tenho fotos desse Cascais Jazz.
Ando para scaná-las há mt tempo!
Entre outras pessoas figuram a Lena (Lêna no sul e Léna no norte. Eu tenho o problema idêntico mas ao contrário, com o apelido!) que fixou definitivamente aí um lugarzinho no meu coração.