quarta-feira, 26 de julho de 2006

Sapatilhas

Évora. 25 de Julho 2006
Não resisti e fui buscar esta entrada do Abecedário BKC (post "Letra S" de 10 de Abril):
"SAPATILHAS - "Se tens sapatilhas, anda-me acaçar!" - Era uma expressão dos anos 80, tão profunda como tantas outras. Nunca passou a ninguém pela cabeça substituir a palavra sapatilhas pela palavra ténis! A frase, para além de perder o sabor que o verbo acaçar (!) assume, tornar-se-ia ridicula com essa designação tão sectária dos anos 90 que trata uma peça de calçado pela designação exclusiva de um desporto (ainda por cima quase de elite)!Relembro algumas sapatilhas:
SANJO (as brancas, as pretas, sapato e bota), o seu chiar, o seu característico cheiro e sobretudo a trabalheira que era limpar a sola com um pauzinho quando pisavamos algo indesejado (lembram-se do piso dessas solas?).
JOHN SMITH (de muitas cores), compravam-se em Espanha e eram igualmente excelentes em exalar novos e intensos odores quando se descalçavam. Os BKC eram fãs!
DUNLOP (de base branca, mas com uma outra cor a caracterizá-las. Lembro-me das azuis e das verdes). Ficavam no primeiro momento com a marca do selector da mota (nos condutores) ou com salpicos de óleo (no caso dos penduras).
ADIDAS STAN SMITH (brancas). Estas sim eram de ténis. Lembrei-me delas porque comprei ontem umas pretas (não havia na altura). No primeiro Vilar de Mouros eu tinha umas brancas. Acho que estou a ver o Vasco com umas também na altura."
Em muitas fotos que apareceram neste blog (e seguramente em outras tantas que aparecerão) poderão ver os referidos modelos em contexto :)

1 comentário:

Anónimo disse...

tenho vivido o fenomeno sapatilhas (ainda as chamo assim) mais recentemente...na época era um irreditivel das botas alentejanas, passei pelos sapatos de vela e desaguei nas sapatilhas