quarta-feira, 12 de julho de 2006

Banana Killers

25? 26? 27? Há quantos anos existem os BKC? Não sei bem.
No princípio eramos quatro. E mais tarde, com a entrada do Nossa, a formação solidificou-se. Perdeu-se um baterista miserável e ganhamos um guitarrista expansivo. A flauta (e até o sax) ganhou às teclas e o baixo assumiu a postura característica e fleumática (sentado). Eu continuo a não saber as letras de cor. E os temas originais mantiveram para sempre a originalidade: foram assumida e livremente diferentes de cada vez que foram tocados. Já não falo da duração das músicas, com tendência a estenderem-se ad infinitum!
O tempo é amarelo e não tem caroço.

4 comentários:

Sérgio R disse...

Até arrepia. Ainda bem que postaste.

A história da fundação está escrita num dos meus primeiros posts, a propósito da “carta da fundação”.

A ideia (secreta) foi apalavrada nos princípios de 80. Por isso, quase 25 (23 / 24???).

O Nossa não sei quando entrou, mas talvez seja fácil chegar lá. Foi no ano em que o Jó comprou a primeira flauta. Até me lembro de eu ter falado convosco a propósito da entrada dele, durante um intervalo das aulas (... que será feito do poema “Intervalo”, do Jó, que era dito com o “Intervalo” em guitarra & flauta? “[???], arrastava [???] para nunca mais acabar aquele intervalo”. E acabava ao mesmo tempo que a música... remember?). É que o Nossa já ía comigo muitas vezes tocar bateria para o Quartinho quando não havia ensaio (nas tardes em que não havia aulas, ou depois delas).

Depois pasou a ir muito aos Mac Zac, quando eles foram para a Alemanha e nos deixaram ficar a chaves da garagem para nós ensaiarmos... Foram uns fixes do caraças!

Que fotos são estas que tens postado e que aparecem meias deformadas? São de vídeo? Fazem lembrar concertos nas caves ingleses durante a era punk!

Sérgio R disse...

Yes! Agora é que vejo: é o concerto da Vânia. Fantástico! Estavamos a ser bombardeados por slides (special effects by João & Xaninha), o que dava um ambiente completamente psicadélico (slide da Prof. Amélia de Arte Contemporânea - pejados de cor).
Precioso.

Nossa disse...

... e valha-nos a tua memória.

Rui disse...

Ok.
Espreita o post "Mac Zac e BKC" de 26 de Junho.
Essa foto, do mesmo rolo que as restantes a preto-e-branco que apareceram em posts posteriores da ESV, é de 1982.
Agora, pequeno exercício: vê bem o aspecto das crianças (nós) em 1982 e o tipo de "visual" da época!...
A seguir vou postar uma foto do tempo da fundação dos BKC (não datada) e vais ter um flash!! :)