terça-feira, 29 de maio de 2007

Acacinho, Toninho, Marau, Maria Eléctrica & Homem das Latas

Hoje, num e-mail, o J Queen falou do Cacinho (Acacinho). O Rui trouxe o Marau... Obrigado por me lembrarem destes ilustres valadarenses.

E quem se lembra do irmão do Acacinho, o Toninho, que era o “mau”? (para nós, putos, essa maldade era a justificação para o facto de ele ter morrido primeiro).

Ao Acacinho perguntava-se "Ó 'Cacinho, onde vais?” e ele: “Bou à missa, à missa, bou à missa, missa...” E assim, ruminando estas palavras, lá continuava o seu caminho pela Av. António Coelho Moreira, até à igreja. Sempre a falar... "blá, blá, missa, blá, blá, missa, missa, blá...

Ao irmão, Toninho, os bêbados do Orelha Roída diziam à aferroar: “Tu não bais à missa, tu não bais...” e o Toninho, das profundezas da sua raiva, gritava “pó crlh! pó crlh!”, enquanto mordia as mãos.

Havia ainda a Maria Eléctrica, mas acho que já não é do nosso tempo... Pelo menos não me recordo dessa... Bem, conheço algumas Marias que também dão choque... ;)

Mas fixe, fixe, era O HOMEM DAS LATAS, qual Júlio César ornamentado com ramos de austrália... no capacete! Dizia-se que tinha estado a combater na Índia e que tinha "fundido". Outros diziam que tinha sido isso mais o "binho". Cá para mim foi história de "electrochoque" (eh! eh!).

Sabem, acho que o Ferreirinha, o fotógrafo artesão, tinha fotos desta malta toda! Qualquer dia pergunto à D. C., a mulher dele, que é minha vizinha.

Por fim, o Marau. Américo de seu nome. Conheci-o bem porque uma tia-avó minha dava-lhe de comer muitas vezes. Não se consegue escrever o som da sua voz, mas ainda hoje a consigo ouvir! Lembram-se que andava sempre com um saco de plástico debaixo do braço? Era comida que trazia lá dentro... até ficar "imprópria para consumo".

O Marau ía para o quintal tirar água-choca... Será que tinha BI?

Já pensaram nas marcas que estas personagens deixam na memória colectiva? As pessoas lembram-se geralmente da gente "importante", mas dos "tolinhas" lembram-se sempre!

Experimentem perguntar aos Valadarenses se se lembram do Presidente da Junta de há 15 anos... Alguns devem-se lembrar. Mas perguntem-lhes se se lembram do Acacinho...

PS. Sabem o que é marau? é um finório, astuto, patife (do francês maraud, maroto)... De facto, muito ajustado para o nosso Américo (?!)

Sem comentários: