sábado, 29 de novembro de 2008

Li hoje

"O homem que pagou 1300 euros para se chamar Camelo"

Um empresário de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, concretizou em Setembro o sonho de se chamar Camelo. Espera agora, ansiosamente, a chegada do seu cartão de cidadão onde já constará o insólito apelido. "Desde 17 de Setembro que já sou um verdadeiro Camelo", disse, à Lusa, com orgulho e humor.Até aqui, o empresário de 65 anos (dono do restaurante O Camelo na sua terra natal) chamava-se apenas António Martins da Rocha, mas a partir de agora, após um processo burocrático que durou mais de oito meses e que lhe custou 1300 euros, já assina António Martins da Rocha Camelo. "Estava na Feira da Gastronomia de Santarém quando fui notificado de que o Ministério da Justiça tinha ratificado o meu novo apelido. Fiquei tão contente que vim logo a Viana do Castelo, pedir a minha certidão de Camelo." "Pedi-a a 5 de Novembro, mas ainda não chegou. Vou lá praticamente todos os dias porque não vejo a hora de ter em mãos o meu verdadeiro 'atestado' de Camelo", acrescenta. Até porque este é um apelido que tem a virtude de transformar um eventual insulto numa "cordial" saudação: "Imagine que vou a conduzir, faço uma manobra perigosa e alguém do lado me grita 'camelo'. Em vez de ficar ofendido, eu limito-me a cumprimentá-lo também." António Martins da Rocha nasceu a 15 de Fevereiro de 1943, mas os pais foram "terminantemente proibidos" por um padre amigo da família de o registar como Camelo, que era o último apelido da mãe, cometendo ele mesmo o mesmo erro ao não dar o apelido de Camelo aos seus dois filhos. "Aí sim, aí é que eu fui um grande camelo", salienta. No entanto já conseguiu "meter" o apelido nos nomes das duas netas. Entretanto, o empresário espera pela prenda mais desejada: um verdadeiro animal de duas bossas que comprou no Senegal, por 3750 euros, e que viajará para Portugal de avião.
n'"O Público"

Lindo.
Faz-me lembrar uma história muito antiga.

5 comentários:

Rui disse...

Lembram-se do Meia Piça?
Ele assinava como tal?

disse...

Acho que não.
Também havia outros que não assinavam embora tivessem nomes muito condizentes: lembro-me, assim de repente, do inquebrável "banana" e do "meio-quilo".
Já os nossos queridos "cebola" e "queen" assinam-se como "onion" e "queen". Honra lhes seja!!!

onion disse...

Engraçado que eu era cebola e na fase Gaia e Porto passei a cebolinha, should i sign "litle onion"? hhhe

Rui disse...

E havia o Quim MALUCO (duvido que fosse apelido).

Assim como também havia um Camelo.

Mónica (em Campanhã) disse...

Camelo era um prof de Matemática do meu 8º ou 9º ano que deu nega a toda a turma no 1º período porque, dizia, corrigia os testes por computador (em 1980!) e o computador não percebia a nossa letra. chamava-se mesmo Camelo, mas era-o mais ainda.