quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Em direcção às estrelas


Às vezes vezes vemos filmes pelo género (uma temporada de westerns ou terror, por ex.), por realizador ou por causa de um actor em particular. Há uns anos atirava-me para a Cinemateca cada vez que havia um filme com a Gene Tierney, por nada de especial, porque me fazia sonhar :)
E por causa do trabalho de imagem, pus-me ontem a ver um filme a que nunca tinha dado atenção. O director de fotografia do filme é o Slawomir Idziak que fez o "Décalogo", "A Dupla Vida de Veronique" e o "Blue" do Kieslowski, entre outros. Conheci-o recentemente na Dinamarca e irei reencontrá-lo para a semana na Polónia. Fez o último Harry Potter, que não vi, e com tamanho salto entre sistemas de produção não quis deixar de ver os seus últimos filmes, não vá mais tarde ficar com alguma pergunta que lhe podia ter feito.
O filme, ficção científica, chama-se "Gattaca"(1997). É muito cuidado estéticamente. Brinca com o Frank Lloyd Wright, o design dos 50 e a engenharia espacial. Faz discorrer uma trama soft, de tipo policial, para nos falar da predestinação, da autodeterminação, da identidade e do que nos faz sonhar. As estrelas, de que somos feitos.
Ontem estava com o metaphysic mode em standby, tinha tido um dia arisco e doce, com episódios de montanha russa desde as 7 da manhã e preparava-me para um mergulho de veludo no mundo das formas para me entregar ao sono mortificante. A meio da noite vejo-me a Àgua das Pedras e a ruminar para a frente e para trás.

Distraí-me e agora tenho de o rever.

Sem comentários: