terça-feira, 13 de novembro de 2007

25 de Abril, 32 anos depois

5 comentários:

Sérgio R disse...

A boca abriu-se-me tanto que me babei... Mas pensando bem, tenho alunos assim.

Vocês sabiam que tenho posto alunos na rua como se faz (ou fazia) no Liceu por se portarem mal? A infantilidade agora vai até aos 20. Isto está assombrosamente fantástico.

Jorge Lopes disse...

Bando de imbecis.

Sérgio, isso não me espanta nada, infelizmente. Quando andei na falecida Escola Superior de Jornalismo (1989-93) não passava uma semana sem que alguém fosse expulso da aula (numa escola privada, onde os pais de muitas daquelas pessoas haviam de estar a sacrificar-se para pagar as propinas).
Se me pagarem bem, até digo os nomes de umas quantas estrelas do panorama televisivo nacional que costumavam ser corridas da sala. :-)))

Rui disse...

É triste, sem dúvida.

Conheço o tema. A minha cara-metade é prof no secundário, neste momento até numa daquelas escolas ao estilo "Sementes de Violência", muito famosa no meio escolar nacional. É o oposto do contexto de que falas, Jorge, já que o meio sócio-económico desses alunos é um coche diferente dos de um curso sup, mas refiro-me sobretudo ao reflexo da sociedade que se espelha na escola. Assusta, a coisa.

Jorge Lopes disse...

Sendo a ignorância sobre factos recentíssmos da nossa História (i.e., sobre factos com implicação directa na vida desta pessoas, e nem sequer umas cenas que aconteceram há não sei quantos séculos) um fenómeno transversal em termos classistas, boa parte do problema há-de andar, digo eu, no ensino que se tem e nos pais que se tem casa.

disse...

Não se pode saber o que não se aprendeu...
E quem não sabe também não consegue ensinar...