terça-feira, 1 de agosto de 2006

Caldeirada de Peixe

Caldeirada de Sesimbra

Nota prévia: Requer uma gama variada de peixe nomeadamente safio, pata roxa, raia, tremelga, sardinha etc. Algumas levam, também, vários tipos de bivalves como amêijoas ou conquilhas. Devido aos seus condimentos, este prato é característico de aldeias e vilas piscatórias).


Ingredientes:
1,5 Kg de peixe (Safio, Tamboril e Canejas); 8 Batatas; 1 dl de Azeite; 1 Pimentão; 5 Tomates maduros; 700 gr de Cebola; 1 Ramo de Salsa; Sal; Pimenta; Piripiri.


Modo de Confecção:
Limpam-se os peixes e cortam-se às postas. Colocam-se a cebola às rodelas, metade do pimentão cortado às tiras, dois tomates sem peles nem sementes, azeite, batatas cortadas às rodelas finas e, por fim, o peixe. Tempera-se tudo com sal, pimenta e piripiri, mais uma camada de cebola cortada às rodelas, o resto do pimentão às tiras, os tomates e a salsa. Tapa-se e leva-se ao lume.

É um prato simplesmente maravilhoso (é igual ao que os Cacelenses fazem)...

Quanto a vinhos: manda a tradição que se acompanhe com um branco fresquíssimo, neste caso da Estremadura (Palmela). Eu, como não vou com brancos, fico-me pela Super Bock.

http://www.mun-sesimbra.pt/turismo/receitas/caldeirada.htm

1 comentário:

Anónimo disse...

Prefiro os brancos do Douro. Um Quinta da Gaivosa bem fresquinho! Eu ofereço a casa, o vinho e tu vens cá experimentar a receita!