domingo, 26 de abril de 2009

professores que marcaram - o ciclo de Valadares

agora chamamos-lhes 5º e 6º anos de escolaridade mas antigamente eram apenas "o ciclo", ou a escola preparatória. muitos de nós fizeram esses 2 anos nos pré-fabricados de uma casa velha na Rua Prof. Amadeu Santos. na casa principal funcionava o Conselho Directivo (a temível Profª Madalena), a papelaria, o bar e a secretaria. no último andar de uma espécie de torre o chão tinha buracos pelo que estávamos proibidos de lá ir, mas íamos na mesma. no terreno à volta havia uma capela onde tínhamos música e uma piscina vazia dentro da qual os rapazes jogavam futebol. os WC eram umas casas anexas, enormes, com r/c e 1º andar e estavam sempre imundos e com as portas avariadas (ainda hoje tenho pesadelos com WC semelhantes àqueles).

lembro-me bem apenas de uma profª, a de Estudos Sociais, a profª Teresa Cunha. Estudos Sociais era uma disciplina onde falávamos do 25 de Abril e da liberdade e onde estudámos a recentíssima Constituição da República. a profª Teresa era muito jovem, ou assim me parecia. usava um cabelo armado (tipo Mafaldinha) e injectava-nos de um entusiasmo pouco habitual naqueles tempos de escola.

lembro-me ainda, menos bem, do prof de Música, magrinho, de óculos, que distribuía xilofones, paus e ferrinhos por todos e nos punha a cantar uma canção que já então me parecia muito sinistra: "Josésito / já te tenho dito / que não é bonito / andares-me a enganar / chora agora / Josésito chora / que me vou embora / para não mais voltar".

e do ciclo é tudo. as marcas que nos deixaram os profs significam coisas diversas: umas vezes admiração, outras algo que nos estruturou como pessoas, outra apenas estranheza, outras ainda algo que não compreendemos sequer porque foi marcante.

alguém se lembra de algum destes profs?

5 comentários:

Nossa disse...

Nesse ciclo lembro-me, claro, da prof. Madalena e do nome da prof. Teresa Cunha que não associo a nenhum rosto.

Lembro-me também de ir espreitar as aulas de moral e religião numa sala dentro do edifício principal que se acedia por uma escadas a partir do recreio. Essas aulas eram dadas por um padre progressista, falavam de coisas mais "dos jovens", etc

Jorge Q disse...

Luis, acho que era o Padre Viriato.

Mónica (em Campanhã) disse...

lembro-me de gostar dessas aulas de R&M, por se falar de coisas de que habutualmente não se falava nas aulas. mas já não me lembro ao certo de quê.

Artur Gandra disse...

Lembro-me muito bem das aulas de português com a Teresa Poças. Lembro-me do Manuel Oliveira e do Duarte a inglês. Lembro-me de uma professora baixa, gorda e feia, sempre de casaco de pêlo castanho e óculos verdes, que dava passos enormes e que ensinava Estudos Sociais e dizia repetidamente: o que são os Estuuuuuuuuuuudos Sociais? - ao mesmo tempo que curvava as costas para trás e se pendurava em bicos de pés, sem alguma vez se rir. Lembro-me da Teresa Portugal que foi uma professora de português muito gira e sensível, lembro-me de uma chata emproada de Moral, aulas a que eu não assistia, lembro-me da professora Cândida de ginástica. Lembro-me de um vaidosão de Química com quem eu me pegava (não era ele o único) que punha rímel nas pestanas, tinha a mania que era bonito e uma vez estatelou-se numa fossa porque ia a ler o jornal - este acho que já era no liceu...
No liceu tenho como referências a Carolina de Geografia - ainda hoje adoro esta senhora frontal, rigorosa, transparente mas de um coração enorme, lembro-me do elegante reacionário Prancha, de Fisico-Química, lembro-me da mais popular de sempre entre todos nós, a Chica, lembro-me da imbecil Maria Antónia, tangueada até à exaustão, e por aí fora, e por aí fora... e já agora, lembro-me do brilhante grupo de Biologia do Jó, do Necos, do César, do Fardilha e de mim próprio... e que o grupo da Mónica tentava competir com o nosso mas... qué, qué!

Mónica (em Campanhã) disse...

já me tinha lembrado da profª Carolina, mas essa merece um post só para ela.