quarta-feira, 25 de março de 2009

Muito nabo na ESV

é o que eu sou nabo aqui, na coisa do blog.

apenas aqui, porque no resto até não me dou mal com os computadores e a internet e tal... mas isto é mal da geração. ainda hoje a prima que é médica, um pouco mais velha que eu, se queixava que não aprendera nada disto na escola e preferia usar o tempo a ver doentes do que a tentar fazer coisas no computador. um ano mais que eu!!! colega do nossa!!! info-excluída!!!

tinha prometido. aqui vai na minha nabice bloguística e de jó.
regressei à ESV há pouco tempo para "pesar e medir o som", com duas turmas do 8º ano. coisa de ciência e de acústica...
não havia prado. estavam lá carros estacionados.
o porteiro foi da minha turma. não me lembrava do nome, mas lembrava-me que já na altura usava o casaco pousado em cima dos ombros, tinha as mãos nos bolsos e um fino bigode... pareceu-me que eu é que tinha estado ausente muito tempo. ele estivera sempre por ali...
não cheguei senão à primeira porta onde se pode entrar agora. não existia quando lá éramos alunos...
havia uma escada para o primeiro andar, onde os bck chegaram a tocar. não vi a professora ana maria, nem a olímpia... nem a esperança, nem o barbosa "estás nervosa?". muito menos a mota na papelaria...
não faço ideia se há associação de estudantes ou se no carnaval alguém atira sacos cheios de água a alguém, ou se há "peidinhos engarrafados". provavelmente ninguém de lá sabe o que é o "games" ou "caemes"... e o "brilhantina" é só uma resplandecente recordação da nossa passagem ali. "já teminou o seu período lectivo?"... ninguém me perguntou, e que pena tive!

disse aos alunos - que educadamente me chegaram para pesarmos e medirmos sons - que ali tinha aprendido algumas coisas das mais importantes da minha vida. e vieram-me lágrimas aos olhos, caraças!!! vocês só estavam ali na minha memória, caraças... não me mandaram à merda nem um beijo na boca, ou um torrão ao focinho, nem me mandaram um ovo à cabeça ou disseram que era feriado a português, caraças... fiquei emocionado a pensar o que é que me tinha acontecido assim tão bom, ali!!!
foram vocês, caraças! foi o que melhor que me aconteceu!!! ter-vos perto e aos professores intemporais dos anos oitenta. tantos e tão bons!
deixo aqui o repto de os nomearem. nomeio apenas o "prancha" e a "amélia", para aperitivo...
ficais com a incumbência de lembrar aqui os PROFESSORES fantásticos (e os outros, que também nos marcaram!!!!) que tivemos na ESV!

pois com os moços do 8º estivemos para ali a falar, a preparar "o português do futuro", mais esclarecido em ciência e acústica, mais feliz de ciência (e ainda bem!!!), com menos "antónias", e eu também contente.
faltamos lá todos. eu e vocês que jogámos reiguebi em duas equipas de "bêbados e drógádos". eu e vocês que fomos a passeios que, entre outras coisas, passavam pelos alpes e o algarve.

pois talvez se saiba mais de acústica naquela escola, mas ainda não se sabe tanto sobre mugustos e motas como já se soubo no passado...
falta a vossa ajuda para que se reconstrua aqui ainda mais uns poucos dessa memória incial da ESV, em 1978/9 !!!

J
 7º E, 8º F, 9º E, 10ºB, 11º A, 12º A... (1978/9 e por aí adiante!)

5 comentários:

Rui disse...

Apertou-se-me a garganta ao ler este texto, Jó.
Não vou nomear já aqui a teu pedido parte do recheio dessa longínqua caderneta. Estou muito longe (numa terra estrangeira), com pouco tempo para isso.
Nunca páro de aqui vir, a este blog, mesmo assim, quando longe. Um laço quase umbilical liga-me a este quase único possível local de encontro, para mim uma sopa do presente com o passado de que falas, com a terra onde cresci, todos os episódios de que nos lembramos e de que nunca nos lembraremos, as memórias afectivas, a dívida de uma aprendizagem que se fez de forma tão especial e a amizade. Sobretudo pela amizade, essa coisa que parece não sair com lexívia e que nenhum vírus informático consegue vencer.
Por isso quero agradecer-te este belo post e deixar aqui um abraço partilhado contigo e com os outros nossos amigos que continuam a viver conosco a alegria de por aqui andarmos.
agudábá
Rui, 9ºC

Jorge disse...

Rui 9.ºC??? de 1979/80?
Se assim é fomos da mesma turma..Carlos Duque...Quim Maluco...entre outros.
Abç. a todos eles,

Jorge Teixeira

Rui disse...

Abraço, Jorge!

Bom "rever-te"!!! :)

Aqui no blog tens fotos espalhadas desse tempo. Vais curtir ver.

Jorge disse...

Caro Rui, deixei uma foto desse tempo, de uma famosa visita às caves Samdeman no FaceBook da Escola Secundária de Valadares que julgo não estar aqui no Blog.
Se quiseres podes ir lá buscar…
Abç
Jorge Teixeira

Rui disse...

Boa!
Vou ver :)