Já não vou ao cinema há algumas semanas mas confesso que quando vi a apresentação do "Sunshine" tive logo vontade de o consumir. Primeiro, porque sou (como sabem!) fã incondicional da ficção científica desde os meus tempos de astronauta nos carnavais do Orfeão de Valadares e desde que lanchava agarrado à televisão a ver o Space 1999. Segundo, porque o tema fez-me lembrar um livro que li em puto (não sei se era daquela colecção "15"...) que se chamava precisamente "o sol vai morrer". Aliás, tenho um pressentimento que essa história dos anos 70 poderá ter inspirado este filme... just a feeling... Terceiro, porque, tal como a ti, Rui, também senti um ligeiro odor a Odisseias no espaço e, sobretudo, a Viagem a Marte (ou lá como se chama) do Brian de Palma: há aquela cena em que um dos astronautas é atraído pela gravidade de Marte, sem que os colegas o consigam salvar, tal como aqui um deles é puxado para o Sol... etc... Mas como ainda não vi o filme, vou sair agora para o cinema.
Mais logo, à "Público", ponho as bolinhas...
Agudabá!
kjfkeisyhdyruequei
Já cheguei do cinema há 24h.
Gostei muito do filme... De facto, as Odisseias 2001 e 2010 estão lá chapadinhas... Em vez do Hal 9000 há uma "computadora" recheada de inteligência humana. Do género: ó "computadora" faz isto, faz aquilo... e ela faz! E à semelhança das Odisseias, há um momento em que a "computadora" não obedece às ordens directas ("this is a direct order", como se diz na América!).
A única circunstância estranha do filme foi ter lá encontrado o Cillian Murphy...
... que também entra no Breakfast on Pluto, por sinal também muito giro (comprei o DVD)...
Por isso, mesmo nos momentos de maior suspense do Sunshine é difícil esquecer os trejeitos, e sobretudo os suspiros maricas do moço, herdados do outro filme...
É o actor ideal para fazer um filme sobre os T.Rex, como Marc Bolan, não é? Ou um remake decente do Velvet Goldmine...
5 comentários:
Impressão minha... ou vimos o "2001, Odisseia no Espaço" juntos, no cinema Foco (Av da Boavista?
Vimo-lo juntos no Foco, sim senhor... E também foi lá que fomos banhados pela luz cinemática da Laranja Mecânica e, claro, do The Wall!
Então, quando passares num videoclube, aluga o "28 dias". E, se gostares minimamente, desse um outro chamado "Children of Men" (não sei se já há em dvd)do mesmo realizador do "Y tu mama también".
Sim. Já existe. Chama-se (é para admirar!) "Os Filhos do Homem".
Vê também um reclame na TV contra as touradas (com uma lapidação) que deve estar aí a passar. ;)
Claro que vi o Children of Men - fez-me lembrar banda desenhada do Boucq, aquele gajo que escreve o "boca do diabo" e outros... "28 dias" não sei se vi (tenho uma memória terrível para filmes. Se não mos descreverem não me lembro!)... "Y tu mama también" é também grande filme.... Cheguei agora de ver "cenas de Natureza Sexual". É giro!
Enviar um comentário