sexta-feira, 10 de março de 2006

O que ando a ouvir...

Continuo a circular pelos meus habituais estílos mais ou menos jazzísticos... Os antiguinhos estão a dar...

Gil Scott-Heron


Para além do fantástico The Revolution will not be televised (70's), com o tema Lady day and John Coltrane, tenho também Free Will (1972) - que lhe dá o título de “New Black Poet”- e o raro Winter in America (1973). Verdadeiros baluartes do “Black Power”, estes cd’s imitem uma voz elegantíssima como certos vinhos tintos, têm letras a que vale a pena prestar atenção, e o Fender Rhodes é uma agradável constante... Revolution Forever!

Larry Coryell


At the Village Gate (1971). Eléctrico como já não há... Um Hendrix do Jazz-Rock, às vezes dissonante como o Mclaughlin. Na voz, um toque de progressivo... sei lá... talvez Gentle Giant?


Keith Tippett’s Ark
Frames - Music for an imaginary film (1978)



Não tem nada a ver com Keith Tippett Group. É muito mais elaborado e complexo... Pode ser etiquetado, em parte, de Jazz Contemporâneo, e nele são reconhecíveis elementos estéticos que estão no Islands (King Crimson) – claramente! Tem uma parte com “barulhinhos” que lembra outra conhecida banda sonora que durante muito tempo também acompanhou um filme imaginário : Uncle Meat (Frank Zappa). Uma obra tão boa tinha de ter, necessariamente, contributos de várias "cabeças tocantes": o Elton Dean está lá. E o Hugh Hopper produz... O "dedinho" de Soft "Machiners", claro!

Sem comentários: