quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

Credence Clearwater Revival


Nem de propósito ando a ouvir uma colectânea pirata dos Credence. A minha consciência está descansada, porque a pirataria deve ser o único meio de ouvir tal coisa. Os Credence foram os responsáveis pelo meu despertar para o Rock 'n Roll. Quando tinha prái 6 anos, eles chegavam estridentemente à minha janela, vindos directamente dos altifalantes da festa da paróquia de Coimbrões. Ainda hoje me pergunto como é que o padre permitia os acordes berrantes do Proud Mary e os berros estridentes do Hey Tonight (Carl Fogharty forever).
Como ando a explorar todas aquelas músicas de novo e a perguntar-me o que será feito daqueles jovens naturais da baia de São Francisco - California, tenho-me lembrado muitas vezes de uma expressão que só ouvi da boca dos BKC. Os Credence "apanham muitas vezes o carrinho" e o que é mais giro é que os Credence podiam apanhar outro carrinho qualquer, mas não: os Credence apanham o mesmo carrinho que os BKC apanhavam tantas vezes. As parecenças de estilo são mais que muitas, só ouvindo.
Uma antologia desta colectânea de 6 cd's, vai sair em breve aceitam-se pedidos e, já agora, peçam a alguém dos BKC que vos explique o que era "apanhar o carrinho", já que se trata de um conceito que congrega uma série de ideias distintas, sendo que algumas delas ultrapassam a própria música, e aterram em coisas mais complicadas de explicar como por exemplo "AMIZADE" e mútuo conhecimento.

Abraços e vivam os CCR e os BKC

2 comentários:

Sérgio R disse...

Boa!

Rui disse...

Bom flashback, lembrar a curte que sempre foi "apanhar o carrinho"!!
Muito fixe, Vasco!