terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Tempo

Acho que nunca calhou ouvirmos John Martyn quando nos juntávamos com discos em casa (a dele e a da avó) do Sérgio, ou no escritório ou na casa do Luís. (As saudades estúpidas que tenho de fazer isso.) Acho que ninguém tinha discos dele, nem acho que alguma vez o nome dele se tenha metido em alguma conversa. A perda é toda nossa.

Ele, John Martyn, morreu a 29 de Janeiro, aos 60 anos. Era uma personagem irrascível (são bem empregues todos os minutos que queiram investir a ler esta história do homem) que cometia o milagre de fazer música etérea.

"Bless the Weather" porque o dia que agora acabou foi um dia em que deu vontade de dizer isso várias vezes - mas um dia que passei quase todo fechado no quarto na Praça de Londres, a ouvir a discografia completa dos Mão Morta (trabalho oblige - e não me importava que o trabalho fosse sempre assim, tão simpático comigo) enquanto a L. e a S. se vestiram de bruxas e foram atirar serpentinas a outras bruxas e abelhas e miúdos-aranha e super-catraios & etc. para a beira-mar, algures por Valadares. "Bless the Weather" entre um "Bófia", um "Facas em Sangue" e um "Anarquista Duval".

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Um brilhante contributo...

"(...) A Arqueologia também 'empresta' os seus métodos à Antropologia médico-legal ou forense: Bill Haglung (...) mostra aqui [no livro] o admirável trabalho efectuado pela ONG Physicians for the Human Rights nas valas comuns argentinas, jugoslavas, ruandesas e kosovares. Esta Arqueologia específica dialoga com o abjecto, o inadjectivável, o impensável, o indisível... Por isso, ela deve ser exercida para dar aos tribunais penais os elementos de prova requeridos pela administração da justiça, e para permitir aos sobreviventes fazer o luto dos entes próximos. Nós preferiamos que a nossa época se dedicasse apenas aos neandertais, ao Homo erectus e ao Neolítico; mas é preciso que o nosso século faça também a arqueologia dos genocídeos".

Jean-Paul Demoule (2008) L' Avenir du Passé. Modernité de l'Archeologie, Inrap/ La Découverte, p. 12 (tradução livre feita por moi-même).

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Proposta para cartaz eleitoral

A propósito de uma brincadeira (troca de e-mails entre a malta), desenhei vários cartazes para acompanharem uma eventual candidatura à junta de freguesia cá da nossa terra (adoro esta expressão... cheira a vinho!). Confesso que acho que este até ficou fixe!
Que não me levem a mal os fregueses convictos... Afinal em Valadares não há só sanitas. Há também os urinóis. Eh! Eh!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Space Oddity -

This is the original video to the song Space Oddity. It was one 7ths of bowie's promotional film Love You Till Tuesday

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Touch Me - The Doors

Agenda de concertos em Portugal




As Tears Go By


Excerto do filme 'Made in the USA' (1966) realizado por Jean-Luc Godard. Marianne Faithfull canta 'As Tears Go By'.

Mulheres e Revolução


Palavras Ditas 2, poema de Maria Velho da Costa