quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Desenrascanço

Hoje estive a arranjar um sistema que permitisse à minha gata entrar e sair de casa quando eu estou fora. Acho que me desenrasquei mas a dada altura dei comigo a pensar como teria o Rui L. solucionado aquilo?

Lembrei-me do Rui L e recordei uns episódios engraçados em que ele manifesta o seu espirito de desenrascanço, improviso e ajuda espontânea.

Uma foi quando encontrámos o Costa L. na berma da estrada, lá para os lados da Madalena, a olhar para a sua KTM 600. Tinha partido a corrente.
Algum de vocês pensa em arranjar a corrente de uma KTM 600 na berma da estrada sem qualquer ferramenta???
Pois. O Rui achou que sim. Começou a olhar à volta à procura de qualquer coisa que se calhar nem ele ainda sabia o quê. Acabou por encontrar uns arames que enfiou nos elos da corrente e desenrascou o Costa L.

Outra situação foi há muitos mais anos. Dei cabo do gravador de vídeo do Sr CG. Eu e a J. ficámos arrasca. O pai chegava ao fim da tarde!!!!!! Naquela altura havia um certo, ... digamos, .. temor!!!
Pedi ao Rui para experimentar abrir aquilo. Ele viu-nos tão arrasca que decidiu tentar. Já experimentaram abrir um videogravador VHS? Aquilo está tudo ligado com pecinhas pequeninas e mais pequeninas encaixadas umas nas outras. Tem correias. Tem rodas dentadas em plástico de vários tamanhos,... enfim. Para nós parecia cirurgia. Claro que o Rui conseguiu pôr aquilo a funcionar a tempo. Eu e a J respirámos de alívio.

A última vez que uma coisa parecida aconteceu foi durante um festejo de aniversário em minha casa. Um dos putos chutou uma bola para o pinhal. A bola ficou a curta distância mas dentro das silvas.

Claro que enquanto alguns de nós ainda espreitávamos para o pinhal já o Rui estava a pegar no meu cesto de molas da roupa para o atar a uma vassoura e assim resgatar a bola. Os putos deliraram com a engenhoca.

Foi assim ou não, ó sr engenheiro?

3 comentários:

Rui disse...

Viva o espirito inventivo!!!!!

Anónimo disse...

obrigado. obrigado pelo elogio! sei que desenrascanso pode soar a foleiro e até caracterizar um povo duma forma negativa. mas sabe bem, pelo menos ficar a saber que alguém reteve com admiração (penso eu de que) esses meus momentos. por acaso, aqui no mba e naqueles jogos malucos que os profs oriundos de escolas mais avançadas (lá de fora claro) fazem, também sou conhecido por isso. um deles disse-me mesmo: nunca vi ninguem resolver esse problema de forma tão originalmente preguiçosa e eficaz! o que interessa é que, desenrascando ou não, acabo por ter gozo e em muitas vezes ser eficaz, não sendo eficiente.
Abraço
Rui
Desculpem a dissertação mas estou no meio duma aula inspiradora!!

Anónimo disse...

desculpem o desenrascanso. o que queria dizer era desenrascanço!!!