terça-feira, 7 de julho de 2009

Professora Amélia

Hoje tive o enorme prazer de ter estado num almoço de homenagem à professora Amélia N, que se reformou.

Como não tenho jeito absolutamente nenhum para escrever aquele tipo de textos bajuladores, cheios de “inexcedíveis”, digo apenas o seguinte: A professora Amélia, para além de nos ter explicado Descartes, Kant, Hegel... fez com que muitos de nós Pensassemos. Enquanto alunos com algumas ideias e vontade de fazer coisas, sabíamos que podíamos contar sempre com o seu apoio – mesmo que às vezes isso implicasse nadar contra a corrente... Acima de tudo, sabíamos que a professora Amélia entendia a nossa adolescência e que gostava (e gosta) muito de nós.

Confesso que para mim é magnífico poder guardar na memória uma professora assim.


Mesa onde eu e Rui estivemos

Quem é, meus amigos?

9 comentários:

Rui disse...

Foi muito bom estar presente.
Mas ainda estou "abananado" demais com o dia de hoje para conseguir partilhar aqui de forma decente as minhas impressões.
Foi muito bom rever uma das pessoas mais importantes da minha adolescência e estar presente num momento tão significativo.
É claro que para mim também contou muito rever pessoas que não via literalmente há décadas...
enfim... momentos fora de comum entre dois comboios, como parentisis, na minha vivência longe de Valadares.
Abananado.

Nossa disse...

Tenho pena de não ter ido. A prof. Amélia será sempre uma referência viva para muitos de nós que com ela aprendemos a filosofia, a psicologia, a pensar (como diz o Sérgio) questionando sempre que necessário (... e como é hoje importante para nós ter aprendido isso). Que sorte ter tido esta professora.

Mónica (em Campanhã) disse...

que inveja, porque sempre vos ouvi falar dela mas nunca me " calhou" como prof. a última foto é do prof de FQ Mário (PS)?

El Gran Kardz disse...

Eu tenho muita pena de não ter podido ir... e mais não digo.
Alguém tem o telefone dela, endereço de mail, alguma coisa?

Artur Gandra disse...

Eiiii!!! Fantástico!!!!! Nunca pensei voltar a vê-lo! O prof. Mário (chamavamos-lhe Prancha)?!!!
Gostava de lhe mandar um abraço - sempre lhe admirei o rigor, a disciplina e a compostura.
Quanto à prof. Amélia, tal como a Mónica (fomos sempre da mesma turma), não tive a felicidade de a ter como professora (acho que assisti a uma aula dela como "invasor"). Apesar disso não me queixo dos professores de filosofia que tive - fiquei sempre com o bichinho da filosofia.
Já agora, seria interessante e merecedor fazer algo semelhante à prof. Carolina (é, porventura, a minha maior referência do liceu).

xana disse...

A Professora Amélia foi de facto a professora que mais marcou o meu percurso escolar. Além das fantásticas aulas de filosofia, que como já alguém disse, nos ajudaram a aprender a pensar e questionar o mundo à nossa volta, a Professora Amélia "Acreditava" em nós alunos, nas nossas capacidades, nas nossas diferenças, tudo isso foi, naquilo que me toca, fundamental para a minha vida! Parabéns Professora Amélia!
Xana

Anónimo disse...

Embora seja de outra geração também a apanhei como professora no Liceu de Gaia. Foi sem dúvida a professora que mais me marcou no Secundário. Foi uma excelente professora e continua a ser uma belíssima pessoa.
Também eu gostava de ter estado presente na sua despedida.

Paulo O. Gandra

guida disse...

Olá! A Prof Amélia não chegou a ser minha professora, (talvez um mês no 12º ano quando tive umas ideias de seguir Direito, mas que desisti de seguida). No entanto conheci bem a prof Amélia através da minha mãe porque são amigas e foram colegas de profissão de longa data. Tenho muito boa impressão dela como pessoa e tenho a certeza que como professora deve ter sido também excelente. Mesmo até actualmente através da minha sobrinha (sim, tenho uma sobrinha já com 16 anos...)que foi aluna dela este 2 últimos anos lectivos, e que só diz bem dela, considera-a excelente.
Já agora, obrigada Rui, por teres dado os teus contactos à minha mãe e permitir reaver colegas de liceu (há tantos anos!!).
E já agora também, dou-te os meus muitos parabéns pelo teu trabalho,pelo teu filme, que é o que conheço.
Estás em grande!

Rui Lopes disse...

Prancha is alive! O tipo resistiu mais que os Ramones, que detestava na altura. Curti sabê-lo vivo! Grande homem!