segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Banana em 2008

Uma banana gigante poderá ser vista no céu do Texas a partir de agosto de 2008 (Foto: Reprodução/Site oficial)
Uma banana de 300 metros de comprimento será lançada, em 2008, aos céus do Texas, EUA.
A invenção é um objeto de arte construído por um grupo de artistas que lideram o projeto "Geostationary Banana Over Texas".
noticia em 14/09/2007

Banana gigante voará no Texas em nome da arte

Projeto de US$ 1 milhão colocará em órbita banana de 300 m a uma altura de 50 km.
Lançamento está previsto para acontecer em agosto de 2008.

O objeto funcionará como um pequeno dirigível, construído por materias como papel e bambu e preenchido por gás hélio. Estimada em US$ 1 milhão, a obra de arte poderá ser vista do chão do Texas e suas redondezas durante noite e dia, por aproximadamente um mês.

A banana gigante ficará em órbita a uma altura de 30 a 50 km do solo, segundo o artista do projeto, Cesar Saez. De acordo com informação divulgada pela BBC, o objeto terá entre "15% e 20% do tamanho da Lua", quando visto da Terra.

O lançamento acontecerá em agosto de 2008, na região entre Baja e Sonora, fronteira entre o México e os Estados Unidos.

A construção é sofisticada. A banana é feita numa estrutura semi-rígida composta por uma série de anéis de bambu alinhados de modo a criar a forma pretendida, dentro dos quais serão colocados reservatórios de hélio. O conjunto é revestido exteriormente por nylon amarelo retocado com pigmentos para melhor simular a casca do fruto. No interior, dois giroscópios accionados pela acção do vento asseguram a estabilidade e um grotesco movimento em círculos - como um boomerang - que se supõe ser próprio de uma banana voadora.
Não é a primeira vez que César Saëz propõe uma intervenção deste género. Trabalhos anteriores realizados em Helsínquia, Paris, Berlim, Buenos Aires, Hamburgo, México, etc. consistem quase sempre em esculturas ou instalações em espaços públicos que abordam questões de percepção e simbolismo.
Que se pode dizer desta banana pop?


Sem comentários: