domingo, 17 de junho de 2007

Aqui também pia fino…

Domingo. 9 e pouco e lá vou tomar o meu descafeinado. Quando está bom tempo vou caminhar pelas ruas de Francelos até à praia. Hoje não está bom tempo.
Preciso de dinheiro e decido ir levantar ao Feira Nova ali escondido junto à Quinta da Formiga para onde íamos curtir com as motas,... ou só curtir...
De regresso viro para a aldeia em direcção ao Penedo, já não vou lá há muito tempo.

Quando passo na entrada da Quinta da Formiga reparo em dois carros encostados, um com a mala aberta, três pessoas junto aos carros, um encapuzado e um dos outros dois agarrava descontraidamente um espingarda com carregador (tipo G3).
Fiquei boquiaberto (literalmente). Abrandei, olhei para eles. Dois deles vestiam uma espécie de farda. Segui, olhei de novo para trás pensando ... não pode ser... serão gajos da judite?!?!?! E se forem bandidos??? Assim, aqui? Está tudo deserto mas já vinham duas pessoas com os seus sacos de compras a passar.

Fui à GNR. Encontrei lá um jovem já graduado com quem eu, a João e o Rui (outro Rui) fazíamos ginástica ao fim do dia no liceu, e contei o que vi. Disse-lhes que se não era Carnaval então eram mesmo gajos de algum calibre. Expliquei de onde era melhor chegar ao sítio para os surpreenderem, mas lembrando-me que se calhar eles não os quereriam surpreender, disse-lhes também que podiam chegar de outra direcção para os ver ao longe... e desejei-lhes boa sorte.

Para acrescentar ao meu espanto ele não pareceu nada admirado e disse-me que "car jacking" naquela zona (entenda-se Valadares) com arma de fogo é 1 por dia... .

.. para finalizar... já de regresso vejo o jipe ainda na 109, parado a olhar de longe na direcção do Feira Nova... e pensei no que seria ser GNR hoje...

Isto pia fino, não pia?

7 comentários:

Nossa disse...

Será este estado de coisas uma inevitabilidade?
É, enquanto os fdp que mandam fingirem que não conhecem as causas da violência. Onde cresce. O que a alimenta. Porque não é um fenómeno isolado e perdura. Como se aprende.

Mónica (em Campanhã) disse...

fiquei aqui à espera de saber o fim desta história - tu não o soubeste?

Nossa disse...

Não M, não sei. Espero é que aquelas armas não tenham sido disparadas...e para a próxima vou tentar memorizar a matrícula... é que aqueles 2 carros andam por aí a passear-se.
Aquela descontracção e a reacção da GNR (que me pareceu de receio) fez-me pensar que estes bandidos andam impunes, sem ninguém que esteja à altura da sua frieza.

Mónica (em Campanhã) disse...

por acaso hoje no metro vi num daqueles gratuitos que tinha havido um carjaking em Valadares ou na Madalena mas tinha sido durante a noite.

isto também me assusta. uma vez eu estava num pingo-doce e entrou um encapuçado de pistola e começou tudo aos gritos. não chegou a haver tiros nem sequer assalto pois homem pirou-se (não sei se assustado com a gritaria) mas eu andei mais de um mês arrasada, deprimida, insegura, sei lá.

Sérgio R disse...

Não seriam gajos a jogar Paintball? (estou só a tentar pôr água na fervura... acredito que isto realmente pia fino)...

Ó Rui P., deixa te estar por aí que estás bem!!!

El Gran Kardz disse...

Visto aqui de longe, isto é, da capital, onde além do car jacking há 500 outros perigos, digo-vos que ainda hoje me disseram que o car jacking está a crescer no norte, sobretudo. Sintomas da depressão que atravessa o tecido económico? Menor controlo policial? Provavelmente os dois, mas faz-me pensar que há um país que só ocasionalmente sai nos noticiários, normalmente pelas piores razões, mas que está muito perto de nós.

Rui disse...

Acho que vou ficar por aqui pelo Irao!!!
E' muito mais seguro!